stereoloser

4.10.05

Throw Down Your Arms



Começo dos anos 90, as flanelas e cabelos falsamente mal cuidados dominavam a programação da MTV. Mesmo assim havia uma diversidade no canal que permitia descobrir coisas interessantes além de Seattle -e veja bem, de qualidade. Só para citar algumas: o som industrial do Ministry, o weird do Morphine, Pixies, Hootie & The Blowfish, Butthole Surfers, etc.

Mas uma manhã fiquei encantado por essa moça careca chamada Sinnead O'Connor. O clipe era da já batida e massacrada pelas rádios Nothing Compares 2 U. Verdade, gostava da música, mas a imagem me fez gostar ainda mais daquela cantora.
Mais tarde descobri que ela foi uma das precursoras do trip-hop [creio que meu estilo preferido], junto com Portishead, Massive e Tricky, mas ela nunca ficou presa à um gênero só. Porém confesso meu espanto ao ler "Sinead O'Connor volta com reggae de protesto".

A moça já havia anunciado aposentadoria em 2003 e volta pra fazer reggae? Dane-se o protesto, ela nunca foi muito acomodada mesmo, confesso que o que me importa é a sonoridade. Mas por Google [respira], reggae? Porque?

Antes de me encher de preconceito liguei o SoulSeek e deixei baixando o album durante a noite. Acordei e coloquei o iTunes para funcionar e abaixo podem ler minhas impressões depois de todo esse blablabla.

Difícil definir com uma palavra, mas vá lá: hipnótico. Creio que um dos trabalhos mais bem acabados da carequinha. Meu medo de encontrar Jahs, iês e som de respiração comprimida acabou logo na primeira música. Sinnead continua com um pé no trip-hop -acho que nunca teve o corpo inteiro- e a influência reggae é suave, caiu bem e não atrapalha. Aliás, não sei se sou muito ignorante em definir world music, mas a influência muitas vezes me soa mais indiana do que jamaicana. E veja, o CD foi gravado no país de Bob Marley.
Falta ouvi-lo outras vezes para ter uma impressão mais concreta, mas a alegria foi tanta que tive que compartilhar.

Caso tenha despertado seu interesse mas não faz a menor idéia de quem é Sinnead, comece baixando a música citada lá em cima. Não é a melhor, mas se você nasceu até 83, 85 só pra quem tem boa memória, vai lembrar instantaneamente. Depois pode procurar por "Fire On Babylon" ou vá direto ao novo album.

Uma ressalva, não procure músicas aleatórias. A moça tem muita coisa chatinha que pode fazer perder o interesse.

Enfim, cansei de escrever e agora teremos um corte abrupto.
Adoro mulheres desprovidas de cabelo.
Ouvindo sem parar: Jealous