stereoloser

2.5.05

Dios



AVISO
O post abaixo é longo e fala sobre um assunto delicado. Minha intenção é questionar uma entidade, não seus seguidores. Respeito todo tipo de crença como gosto que respeitem a minha falta de.
Acho que um clichê religioso se aplica muito bem aqui. “Deus ama o pecador mas odeia o pecado�.
Já dá para ter uma noção de como será, então se acha que irá lhe causar algum tipo de irritação, mágoa ou qualquer coisa do gênero, por favor não leia.
E se for para ler superficialmente, não o faça. Isso pode causar problemas de interpretação.

Me expliquei demais.

-----

Café, revista, iPod. Pelo canto de olho a aproximação de um senhor.

Olá, posso sentar aqui?

Abaixo a revista, retiro o fone.

Desculpe, o que disse?
Gostaria de sentar nesta mesa, posso?
Claro, fique a vontade.
Obrigado.

Sorrio, recoloco o fone.

O que você está ouvindo?

Novamente mono.

Como?
Queria saber o que você está ouvindo.
Ah... está no random. Agora tocava Killers.
Assassinos? Nome estranho para uma banda. É rock?

Risos

Hum, não sei muito bem classificar. Pop ou rock, acho que tanto faz. Devo admitir que não gosto do nome. Mas é uma boa banda.
E a música? Fala sobre o que?
Alguém que perdeu sua amada e agora ela está com outro e ele não consegue parar de pensar nisso. Um sofrimento genuíno.
Pode cantar um pedaço para mim? Seu preferido, talvez.
Sou péssimo para cantar. Não prefere ouvir?
Não. Gostaria que você cantasse.
Er... é... Tá bom. Vou tentar. “Now they're going to bed | And my stomach is sick | And it's all in my head | But she's touching his chest now | He takes off her dress now | Let me go�
Hum. Fala sobre sexo, não amor.
Não separaria as coisas.
Mas eles não são casados, são?
Não creio.
Sei. E agora? Está tocando o que?
Rejoice.
Essa parece melhor. A banda também tem nome esquisito?
Tem. Pedro The Lion. Não sei dizer o que significa ou o porquê.
E a música fala sobre?
Hum... Parece-me alguém cansado, desesperançoso, amargurado.
Ah, então o nome da música é irônico?
Sim, costuma-se usar muito a ironia no rock. A própria melodia é lenta, depressiva.
Desesperança, ironia, depressão. Ferramentas muito utilizadas pelo demônio.

Ignoro.

Isso não te faz pensar que o rock é uma ferramenta do mal?
Não.
Mas não parece lógico? Você me parece alguém inteligente.
Não, não parece lógico. Parece-me uma lógica determinista.
Você acredita em Deus?
Acredito no inconsciente coletivo. Acredito em Google. Desculpe, mas lhe conheço?
Provavelmente sim.

Fecho a revista. Capa. Época, edição 362. Lá estava ele, que agora sorria sabendo que o reconheci.

Não me leve a mal, caro senhor, mas não nutro simpatia por discussões religiosas. Não com pessoas que não estejam dispostas a reconsiderar crença. Isso nunca leva a nada.
Mas estou disposto a reconsiderar meus pontos de vista. Desde que me convença.
Não, não está. E sabe por que? Porque se você fizer isso, você some, deixa de existir.
E você? Está disposto a reconsiderar?
O tempo todo.
E porque não reconsidera voltar para Deus?
Voltar? Partindo do princípio de crença no seu Deus, desde quando estou longe?
Há muito, meu caro amiguinho.
Este é o seu ponto de vista. Não creio que faça mal a nenhum ser vivo. Ao contrário da sua instituição. Por falar nisso, esta é a parte da conversa que começo a me irritar. Por favor, paramos por aqui?
O que lhe irrita?

Suspiro

Começo com a inquisição?
Mas isso foi há tanto tempo. Se como disse, não faz mal a ninguém, deve ser uma pessoa que perdoa. Não consegue perdoar isso?
As coisas não funcionam bem assim. Marcas do passado não são simplesmente apagadas. Seria mais lógico e melhor pra todos, mas não acontece. Ou você acha que o Tibet esqueceu o que a China fez com eles. Ou a China e a Coréia o Japão? Ou o Brasil e Portugal? Mas se quiser algo mais atual, acha que consigo simplesmente ignorar o silêncio da igreja durante o nazismo? Que a sua intituição ajudou criminosos, assassinos a fugirem?
Deus ama também os malfeitores.
Mas não é um Deus justo? Que eles pagassem por seus crimes. Não confunda a justiça divina com a terrena. Melhor, não ache que o seu Deus lhe dá autoridade sobre a justiça dos homens.
A justiça divina está acima da lei dos homens. Mas isso faz algum tempo também.
E acha que nesse caso foi a justiça divina que interferiu ou a dos homens? Acha que consigo ignorar o fato de milhares de famílias pobres, que mal conseguem sustentar um casal deixem seus filhos morrer de fome? Morrer no caso deles é redenção. E isso simplesmente por não poderem usar métodos contraceptivos por que vai contra a vontade divina? Que deus sádico que você tem.
O rock o transformou em uma pessoa amargurada e rancorosa. Sua visão das coisas é deturpada. E não blasfeme.
Se você não pode respeitar meus gostos, por que devo respeitar sua crença? Continue com seu braço de ferro. Continue matando crianças e protegendo assassinos. Deste seu deus, quero distância.
Fico triste de ver essa juventude tão revoltada.
Fico triste de ver sua ignorância. Agora com licença, estou ficando irritado e com nojo.

Uma lágrima aparece no olho do ancião.

Uma última coisa. Você não é pop, muito menos rock. Você é axé.
Passar mal.

Escrevi ouvindo: The Uncertainty of How Things Are | Dios