stereoloser

28.2.05

¿Donde Jugaran Las Niñas?



É irritante a maneira como as ditas minorias são recalcadas e preciosistas com relação aos seus direitos ou espaço que deveriam ocupar. Se imaginam que o Brasil é selva, dane-se. Se acham que a África é uma savana, dane-se. Qual o problema em ser selva? Qual o problema em ser savana? Qual o problema em sermos todos índios ou aborígenes? Eles são legais.
[Ironic Mode Off]

Não tem problema achar que sou índio desde que eu seja um. E sim, sou preciosista com o espaço que deveria ter pois este já é bem reduzido devido a invasão cultural a que sou submetido. Não me permito confundir o Canadá com os Estados Unidos da América DO NORTE, generalizar o Nordeste como um bloco único e muito menos latinos como uma única maçaroca.

Que diabos então leva a produção do Oscar a indicar Antonio Banderas para interpretar "Al Otro Lado Del Rio" e simplesmente ignorar o compositor e intérprete da música e colocar um espanhol para fazê-lo? O Banderas nasceu acima da linha do equador e para lá do meridiano, europeu, primeiro mundo. Por mais que seja espanhol, portanto de origem latina, não pode saber o que é ser da América Latina e muito menos querer entender o que é ser sulamericano.

Muito bacana ser a primeira vez que uma música não bárbara é indicada. Legal mesmo ter ganho. Mas se quiser representar a América Latina, temos muitos talentos por aqui, posso fazer uma lista enorme, incluindo o Jorge Drexler, pai da criança, então porque chamar um ator espanhol para fazê-lo? Porque ele representa o espírito do homem latino, caliente? Foda-se. Não sou latin lover, que aliás, carrega na própria expressão o estigma da imagem anglo-saxônica sobre os latinos.

Parece que o Banderas teve uma postura honrada e tentou sair da saia justa de maneira digna. Ponto para ele. O moço canta mal, interpreta mal e parecia um stripper fazendo um showzinho erótico. Tira o ponto do rapaz. Ainda passa por média -só por ter entrado em contato com o Drexler para tentar resolver o assunto. Sobre o mexicano Santana vou me limitar a dizer que ele tem feito trabalhos estranhos mas já fez coisas geniais no passado -que lhe renderam o título de guitar hero- e que isso não tem nada a ver com o assunto. Logo o culpado tem um nome: produção do Oscar.

Portanto, vou baixar o nível e desejar um sonoro paunocu para quem esteve envolvido. Só perdoo se aí nesse bolo alguém que foi contra a idéia ou ficou igualmente chateado. De resto, quero todos de quatro, AGORA.

Acabou o desabafo.

-----

Se você chegou até aqui e nada entendeu, clica aqui. E se você entendeu o porquê desse post pode clicar ali também, que tem a carta da produção do Diários de Motocicleta para a produção do Oscar demonstrando seu repúdio frente a decisão medíocre deles.

Agora, se me permitem, vou relaxar. Parece que está passando um filme na TV sobre os vickings na época da corrida do ouro. Faroeste dos bons!

Escrevi ouvindo:
Voto Latino | Molotov
Ninguém Regula a América | O Rappa e Sepultura